terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Daminhs e Pajens - como escolher


A participação de crianças no casamento é uma forma de simbolizar o amor inocente, e tirando a tradição, também é uma atração a parte antes da noiva entrar. As crianças não precisam necessariamente ser parentes, porém é interessante que os noivos tenham afinidade com elas.

O ideal é convidar crianças acima de 3 anos, que já são mais espertinhas e tem mais “coragem” de entrar e fazer bonito no corredor da igreja. Se você não tem muita opção, as crianças novinhas ficam mais a vontade se entrarem com um irmãozinho mais velho ou um priminho, uma companhia a deixará bem mais segura. Já assisti casamentos em que os noivos optaram por “daminhas adultas” (irmãs, primas, etc.) quando não há crianças para desempenhar o papel.

A escolha das roupas deve ser de acordo com o horário da cerimônia, geralmente usa-se vestido branco com faixinhas ou detalhes coloridos para as daminhas e terninhos ou calça e caminha para os pajens. As cores não precisam combinar com a decoração, como acontece com o buquê da noiva.

Sobre quem deve pagar pelo traje, geralmente são os noivos, mas tudo vai de conversar com os pais da criança. Lembre-se que: se vocês optarem por pagar pelos trajes, terão mais liberdade de escolher tudo de acordo com o que planejaram.

Ao entrar na igreja, as crianças podem carregar itens como Bíblia, almofadinha com a aliança, velas e itens que sejam utilizados na celebração. Mas você pode pensar em algo diferente. Eu já publiquei aqui, por exemplo a idéia do buquê de pirulito para daminhas, e além dela a daminha podem entrar com um ursinho de pelúcia, uma boneca de pano, com um ramalhete de flores para entregar aos convidados próximos ao corredor, ou com uma cestinha de pétalas para jogar quando estiver passando (as floristas).

Ao escolher a sua daminha e seu pagem, faça o convite pessoalmente explicando como será o processo, pergunte se elas topam e não ficarão com vergonha e prepare um presentinho especial para elas em forma de agradecimento, uma caixa de doces ou um brinquedo, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário